Imagens do tipo bitmap e imagens do tipo vectorial
Existem dois tipos de arquivos fundamentais na computação gráfica: bitmap e Vectorial. Alguns programas mais conhecidos que criam arquivos bitmap (pixel) são: Adobe PhotoShop, Corel Photopaint, Corel Painter, Paint Shop Pro e outros. Já programas que criam arte vectorial (também conhecidos como arte orientada a objecto) são CorelDRAW, Illustrator, Freehand, RealDraw, Xara.
Imagens bitmap
Quando falamos que determinada câmara tira foto com 5 megapixéis, estamos a falar de PPI - pixel por polegada).
As imagens bitmap são constituídas com a formação de quadrados muito pequenos chamados pixéis. Na grade de base, cada quadrado representa 1 pixel. O número de pixéis determina a resolução do arquivo. O computador regista este arquivo pela gravação da exacta localização e cor de cada pixel.
A expressão “pixéis” pode ser usada de maneira abstracta, ou de maneira mais concreta como unidade de medida (em especial, quando se utiliza pixéis como medida resolução, como por exemplo: 2400 pixéis por polegada, 640 pixéis por linha, espaçamento de 10 pixéis de distância).
Quanto mais pixéis utilizados para representar uma imagem, mais esta se aproxima de parecer com o objecto original. Algumas vezes, o número de pixéis em uma imagem é chamado de resolução, embora a resolução tenha uma definição mais específica. Medidas de pixéis pode ser expresso como um único número, por exemplo, uma câmara digital de "3 megapixéis", que tem um valor nominal de três milhões de pixéis; ou como um par de números, por exemplo, um monitor com "640 por 480", onde se tem 640 pixéis de um lado ao outro do monitor e 480 de cima para baixo (monitor VGA), e, portanto, tem um total de 640 × 480 = 307.200 pixéis ou 0,3 megapixéis.
Imagens vectoriais
São representadas por fórmulas geométricas como um círculo, um rectângulo ou um segmento.
É o processador que será encarregado de “traduzir” estas formas em informações interpretáveis pela placa gráfica.
Formatos dos ficheiros do tipo bitmap
BMP
O BMP é um formato de imagens padrão do Windows em computadores compatíveis com DOS e Windows que oferece suporte para os modos de cores Bitmap, Tons de Cinza, Cores Indexadas e RGB. É possível especificar o formato Windows ou OS/2®, além de uma profundidade de até 32 bits por canal para uma imagem. Para imagens de 4 e 8 bits que usam o formato Windows, também é possível especificar a compactação RLE. Imagens BMP costumam ser gravadas de baixo para cima, mas a opção Virar Ordem da Linha pode ser seleccionada para gravá-las de cima para baixo.
Formato BMP
GIF
Graphics Interchange Format ‘GIF’ é um formato da CompuServe para definir imagens coloridas generalizadas. Este formato permite imagens de alta qualidade e alta resolução serem mostradas numa variedade de hardwares gráficos. Devido a isso, o formato ‘GIF’ é um formato usado largamente na Internet, pois possui uma boa qualidade combinado com um tamanho satisfatório de arquivo a ser usado na Web.
O principal objectivo desta descrição, é prover uma visão geral de quais são os componentes de arquivos no formato ‘GIF’, e qual a função de cada um deles. Nesta descrição, eu estou a referenciar-me à versão ‘GIF87a’ deste formato a menos que seja comentado no ponto específico.
Gif animado
JPEG
Joint Photographic Experts Group foi criado em 1990 pelo comité que deu o nome a este método de compressão. O JPEG foi projectado para comprimir imagens de sujeitos reais (tais como fotos), tanto coloridas quanto em escala de cinza. O JPEG tem como característica intrínseca a perda de qualidade da imagem, ou seja, uma imagem descomprimida não é exactamente igual à original. Por outro lado, permite taxas de compressão muito mais elevadas do que métodos sem perda.
PDF
Portable Document Format (PDF) é um formato de arquivo, desenvolvido pela Adobe Systems em 1993, para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução.
É possível gerar arquivos em PDF a partir de vários formatos de documentos e imagens, como DOC (do Microsoft Word) e PNG. No entanto, a qualidade do PDF gerado, no que se refere à exibição do conteúdo, pode variar de acordo com o formato do arquivo matriz, a partir do qual o PDF foi criado.
PNG
PNG (Portable Network Graphics) é um formato de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao facto de este último incluir algoritmos patenteados. Esse formato livre é recomendado pela W3C, suporta canal alfa, tem uma maior gama de profundidade de cores, alta compressão (regulável), além de outras características. Por isso é um formato válido para imagens que precisam manter 100% da qualidade para reuso. Pode ser usado na maioria dos programas de edição de imagens como o Adobe Fireworks (proprietário) e o GIMP (livre).
TIFF
É um formato de arquivos que praticamente todos os programas de imagem aceitam. Foi desenvolvido em 1986 pela Aldus e pela Microsoft numa tentativa de criar um padrão para imagens geradas por equipamentos digital. O TIFF é capaz de armazenar imagens true color (24 ou 32 bits) e é o formato mais popular na digitalização e separação de cores.
O TIFF permite que imagens sejam comprimidas usando o método LZW e permite salvar campos informativos (caption) dentro do arquivo. No Photoshop, use o comando File Info do menu File para preencher tais campos informativos.
Formato TIFF
Formatos dos ficheiros do tipo vectorial
SVG
SVG é a abreviatura de Scalable Vector Graphics que pode ser traduzido do inglês como gráficos vectoriais escaláveis. Trata-se de uma linguagem XML para descrever de forma vectorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada. Umas das principais características dos gráficos vectoriais, é que não perdem qualidade ao serem ampliados. A grande diferença entre o SVG e outros formatos vectoriais, é o fato de ser um formato aberto, não sendo propriedade de nenhuma empresa. Foi criado pela World Wide Web Consortium, responsável pela definição de outros padrões, como o HTML.
CDR
Alguns fluxos de dados digitais, especialmente fluxos de dados seriais de alta velocidade (tais como o fluxo bruto de dados da cabeça magnética de um accionador de disquete) são enviados sem o acompanhamento dum sinal de clock. O receptor gera um clock de uma frequência de referência aproximada e então alinha as fases para as modulações no fluxo de dados através de phase-locked loop (PLL). Este processo é geralmente conhecido como recuperação de relógio.
PS
PostScript (PS) é um formato digital para imagens. Desenvolvido pela Adobe, o PostScript é uma linguagem de descrição de páginas. Ao invés de definir pixéis, o PostScript é composto por um conjunto de comandos que são interpretados por um dispositivo de saída (impressoras, por exemplo). Ele pode ser usado para armazenar gráficos, imagens bitmap ou ambos. Por não conter uma representação directa de pixéis, um arquivo PS não pode ser lido por programas de manipulação de imagens (embora possa ser lido por programas de editoração), mas apenas criado por eles para gerar saídas. O PostScript é capaz de manipular texto e desenhos de maneira eficiente e com qualidade superior ao bitmap, mas não é capaz de armazenar imagens fotográficas, de modo que elas devem ser representadas como bitmaps.
Representação do formato PS
SXD
É o formato permite simulações de 3D entre o desenho vetorial para viabilizar o foco da ferramenta que é parte de uma suíte de escritório. Pode-se desenvolver obras interessantes, mas o foco é facilitar a expressão gráfica de idéias para trabalhos de escritório.
WMF
É um formato de intercambio intermediario para aplicativos de 16 bits do windows. Este formato é suportado por quase todos os progamas de layout e desenho do windows. Entretanto, tem suporte limitado a gráficos de vector.