Interface Gráfica
Constitui um meio de interacção com o computador. Transmite a sensação ao utilizador de manipulação directa de objectos, através da utilização de dispositivos de entrada.
A interacção é feita geralmente através de um rato ou um teclado, com os quais o utilizador é capaz de seleccionar símbolos (widgets) e manipulá-los de forma a obter algum resultado prático.
Windows XP - Interface gráfica do utilizador
Interactividade
Através da interactividade o utilizador pode dar instruções ao sistema através de acções efectuadas neste ou nos seus objectos..
Assim, o sistema transforma-se e adapta-se criando novas situações ao utilizador.
Logo, ser interactivo significa ter capacidade para fornecer informação num sistema.
Interactividade representada através do contacto no mundo inteiro
Realidade Virtual
O objectivo da realidade virtual é recriar ao máximo a sensação de realidade para o utilizador, levando-o a adoptar essa interacção como uma das suas realidades temporais. Para isso, essa interacção é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do utilizador.
A realidade imersiva consiste na sensação de inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, o utilizador sente-se dentro do ambiente e a interagir com os seus elementos.
A realidade não imersiva, ao contrário da realidade imersiva, consiste na sensação de não-inclusão experimentado pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, neste caso o utilizador não se sente como parte do ambiente.
Dispositivos utilizados na Realidade Virtual
Para interagirmos com a realidade virtual podemos utilizar os seguintes dispositivos: rato, teclado, monitor, joystick, capacete de visualização, luva de dados, auscultadores...
Capacete de visualização, Luvas de Dados e Auscultadores |
Sem comentários:
Enviar um comentário