quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Inteligência Artificial e Robótica


Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é uma área de pesquisa de programação computacional que permite criar e desenvolver sistemas capazes de compreender problemas, procurar estratégias ou planos para a sua resolução e resolve-los de forma autónoma.
Na Inteligência Artificial tem-se como objectivo criar ao máximo um robô com capacidades de realizar funções semelhantes às que os humanos realizam.
A IA sempre trouxe polémica pois tentar criar um robô, por exemplo com características da mente humana, seria muito difícil pois o ser humano sempre teria um lado emocional que seria impossível de ser reproduzido.

Para existir IA é preciso combinar os 3 seguintes temas de investigação:
1º- Simulação de funções superiores da inteligência;
2º- Modelização das funções cerebrais;
3º- Reprodução da arquitectura neuronal do cérebro humano.

 






Robô criado com base na IA 




Áreas de Aplicação 

A IA é aplicada em diversos ramos das ciências e engenharias como máquinas de jogos, redes neuronais (onde é criado um sistema que funciona do mesmo modo que o cérebro humano), navegação de robôs móveis (são utilizados câmaras de filmar e/ou sensores ultra-sónicos, permitindo identificar diversos obstáculos), reconhecimento de voz e processamento da linguagem natural (as máquinas identificam as sílabas através das amplitudes e frequências), entre muitos outros.

Sistemas Periciais

São aplicações que permitem resolver problemas complexos de forma idêntica aos humanos.
Nos sistemas periciais é simulado um sistema de modo com que este actue do mesmo modo que o utilizador especialista numa determinada temática.

História da Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial começou a ser desenvolvida logo após a Segunda Guerra Mundial.
Inicialmente a Inteligência Artificial visava apenas a reprodução do pensamento Humano, mas com o passar do tempo abraçou também a reprodução de várias faculdades Humanas, como a criatividade, o auto-aperfeiçoamento e o uso da linguagem. Porém o conceito de Inteligência Artificial é bastante difícil de ser definido, por essa razão continua a ser uma definição que possui variadas interpretações, muitas delas contraditórias.
Hoje em dia é mais uma inteligência que surge de um "dispositivo artificial".
A maior parte das definições podem ser categorizadas em sistemas que "pensam, que agem, pensam racionalmente ou agem racionalmente, como um humano."

Robótica

Robótica é um ramo da tecnologia que engloba mecânica, electrónica e computação, que actualmente trata de sistemas compostos por máquinas e partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos eléctricos.
As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas ao mesmo tempo são uma imitação da vida, não passam de fios unidos e mecanismos, isso tudo junto concebe um robô. Cada vez mais as pessoas utilizam os robôs para as suas tarefas. Em breve, tudo poderá ser controlado por robôs.












Robô do futuro








Sem comentários:

Enviar um comentário